PIS PASEP – O que é e como consultar PIS

O que quer dizer PIS PASEP – Como fazer consulta do PIS

Vamos entender um pouco mais sobre o abono salarial PIS, as siglas PIS PASEP significam Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, respectivamente.

Apesar de muitas vezes serem citadas em um mesmo contexto, cada uma destina-se a um determinado tipo de funcionário.

O PIS tem como objetivo garantir benefícios aos funcionários de empresas privadas e o PASEP garante os benefícios do servidor público, os benefícios são: abonos, seguro desemprego, fundo de garantia e outros.

Como consultar PIS?

A maneira mais prática e rápida de se consultar PIS PASEP é na própria carteira de trabalho, mais precisamente na última folha do documento.

Entretanto, nem sempre este número se encontra na carteira, portanto, é importante saber como adquirir este número que é fundamental para processos de admissão ou demissão.

Para consultar o PIS, o funcionário poderá ir até a agência da Caixa Econômica Federal com os documentos necessários para a consulta ou pelo site da DATAPREV (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html), lembre-se de ter o número do CPF em mãos ao preencher os campos solicitados para consultar PIS.

Já para consultar o PASEP, o funcionário poderá ir até uma agência do Banco do Brasil levando os documentos necessários para consulta, basta chegar no banco de atendimento e solicitar o número do PASEP.

Além desses recursos, o funcionário pode solicitar o Cartão Cidadão na agência da Caixa Econômica Federal mais próxima.

Consultar PIS PASEP – Abono Salarial

Como receber os benefícios do abono salarial PIS PASEP?

No caso dos funcionários de empresas privadas, deverão comparecer à agência da Caixa Econômica Federal onde a benefício está cadastrado. Já os servidores públicos deverão comparecer até a agência do Banco do Brasil para receber o benefício.

Ambos deverão levar os seguintes documentos: cartão ou comprovante de inscrição no PIS – PASEP e carteira de identidade. Àqueles que possuem o Cartão Cidadão podem retirar o benefício pelos postos de atendimento Caixa Aqui, terminais de auto – atendimento da Caixa ou em casas lotéricas.

Curta e Compartilhe!

Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *