Número do PIS

O PIS – Programa de Desenvolvimento Social, criado na década 1970, visa à interação do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa na qual trabalha.

Já o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servido Público tem por objetivo a integração dos servidores públicos da União, dos estados e municípios com seus respectivos órgãos de atuação.

Essas contribuições são distribuídas anualmente entre empregados do setor privado e servidores públicos, em forma de quotas, proporcionais ao salários de cada empregado ou servidor público, toda essa distribuição é de responsabilidade do Ministério do Trabalho e do Emprego, já a gestão do recebimento desses recursos é da alçada do Ministério da Fazenda.

O valor do benefício do abono salarial do PIS, em média, é equivalente a um salário mínimo, destinado a todos os trabalhadores que atendam as exigências do Ministério do Trabalho para recebimento do mesmo.

Publicidade:

Consulte as exigências para recebimento do benefício e se você tem direito a ele, no site da Caixa Econômica Federal.

http://www.caixa.gov.br/VOCE/SOCIAL/BENEFICIOS/ABONO_SALARIAL/INDEX.ASP

Publicidade:

Número do PIS

Número do PIS

Como Saber o número do PIS/PASEP

Para que se possa receber o abono salarial advindo dos fundos do PIS/PASEP, assim como outros direitos trabalhistas, como, por exemplo, Fundo de Garantia (FGTS) e Seguro Desemprego, é necessário saber o número do PIS/PASEP.

Publicidade:

Esse número geralmente está escrito na ultima folha da carteira trabalhista de cada trabalhador, caso não esteja, basta acessar o site do DATAPREV, que é empresa de tecnologia e informação da Previdência Social e responsável pela gerencia da Base de Dados Sociais Brasileira, tendo em mãos o número de seu CPF, sua data de nascimento e nome completo de sua mãe. Acesse o link abaixo para consultar o número de seu PIS:

Você também pode conferir o número do seu PIS diretamente no cartão do cidadão, caso o tenha. O número presente no cartão é justamente o número do seu PIS.

Publicidade:

Para aqueles que possuem o Cartão Cidadão, disponibilizado gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, o número do PIS vem gravado na frente do cartão e é possível consultar com o mesmo, os saldos de FGTS, Seguro Desemprego e pagamento do PIS nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em agências lotéricas autorizadas, assim como efetuar o saque do benefício.

Como descobrir o número do PIS

O número que todo mundo conhece como “PIS”, é o mesmo NIS, que significa Número de Inscrição Social. É esse número que vincula o trabalhador aos benefícios sociais da previdência social, como aposentadoria, seguro desemprego, fundo de garantia a abono salarial por exemplo.

Como ver meu número de PIS sem carteira de trabalho ou cartão do cidadão?

Em casos de perda ou roubo desses documentos ou até mesmo retenção do documento, existem algumas outras formas de consultar o seu número de inscrição social.

Saber o número do PIS via DATAPREV

Para saber o seu número do PIS pelo portal do DATAPREV, deverá fazer o seguinte:

Com o número do seu CPF e seus dados do RG em mãos, acesse o site oficial do DATAPREV, vá em “Inscrição”, no menu irão aparecer algumas opções, escolha e clique na opção “filiado”, que é onde abrirá para consultar o número do PIS para pessoas que já possuem cadastro. Preencha todas as informações solicitadas e clique em “continuar”.

Depois de fazer todo o processo descrito acima, então você será direcionado para uma página com todos os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais referentes a sua inscrição social. É nessa tela que você irá consultar seu número do PIS.

Eu não sei o numero do meu PIS. Fiz esse mesmo procedimento e aparece a seguinte mensagem “Já existe uma inscrição para este CPF” e não passa dessa tela. E agora o que eu faço?

Nesse caso, para obter número ou extrato do PIS/Pasep, você deve procurar a Caixa Econômica Federal, ou em uma agência física ou encaminhando um pedido no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) direcionado à instituição.

Onde receber o PIS/PASEP

O Abono salarial é concedido todos os anos, a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos mensais.

No ano de 2014, o abono começará a ser pago a partir de 12 de agosto de 2014 e terminará no dia 15 de julho de 2015, para saber qual seu mês de recebimento, consulte o calendário do PIS no site da Caixa Econômica federal, no seguinte link abaixo: http://www.caixa.gov.br/vocesocial/beneficios/pis/calen_pagto.asp

O PIS é pago exclusivamente nas agências da Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP, que é um direito do servidor público, é pago nas agências do Banco do Brasil, de acordo com o calendário próprio do banco, e diferente do PIS, esse calendário é feito com base no número de inscrição do servidor público e não com base em sua data de nascimento.

Para os correntistas do banco do Brasil o PASEP será pago no mês de julho de 2014, para os não correntistas, o pagamento será efetuado a partir do dia 15 de agosto, de acordo com o calendário de pagamento do banco.

Acesse o calendário do Banco do Brasil abaixo:

http://www.bb.com.br/portalbb/page100,110,4551,11,0,1,3.bb

Existem três formas de se receber o PASEP:

– Crédito em folha de pagamento, para aqueles servidores de instituições conveniadas ao banco do Brasil.

– Crédito em conta corrente, para aqueles que são clientes do Banco do Brasil.

– Diretamente nos guichês e caixas do Banco do Brasil, para aqueles que não são correntistas e sua instituição não é conveniada com banco.

Consulte os links disponibilizados e veja se você tem direito ao benefício do abono salarial anual.

Curta e Compartilhe!

17 Comentários
  1. Alex junior vicente
  2. RAQUEL DOS SANTOS SOUSA
    • consultar pis
    • MARCIA CORREIA PEREIRA
  3. jeovanio geraldo da silva
    • consultar pis
    • consultar pis
  4. alexsandra santos lima
  5. ANTONIO CARLOS DE LIMA BARRETO
    • consultar pis
      • antonio fernando cardoso
        • consultar pis
  6. Mariele Demboski Choseki
    • consultar pis
  7. vanusa mulato dos santos
  8. madson caldeira dos santos
  9. Danilo da Silva Albuquerque

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *